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segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Projeto de lei prevê administração dos aeroportos pelos estados

Os aeroportos brasileiros poderão ser geridos pelos estados, pelo Distrito Federal ou pelos municípios. É o que prevê o Projeto de Lei 7768/10, do deputado Mauro Mariani (PMDB-SC), em tramitação na Câmara. Atualmente a gestão dos aeroportos está a cargo da União, por meio da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A proposta autoriza a União a delegar a exploração dos aeroportos aos entes federados.

Pela medida, os aeroportos ficarão sujeitos ao mesmo regime dos portos e rodovias federais, cuja gestão já pode ser delegada a estados e municípios, de acordo com a Lei 9277/96. A delegação, que pode durar até 50 anos, é formalizada por meio de convênio. Os recursos resultantes da exploração dessas infraestruturas, por meio de pedágios e outras tarifas, devem ser aplicados nos próprios portos ou rodovias.

Para Mauro Mariani, o projeto vai garantir melhorias ao "saturado sistema aeroportuário brasileiro".

Segundo ele, o serviço oferecido pelos aeroportos deve piorar nos próximos anos em razão do aumento no número de passageiros gerado pelo crescimento da economia e por eventos esportivos como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

"A Infraero tem se esforçado para cumprir a tarefa de modernizar e ampliar os aeroportos do País até a data de realização desses eventos. Essa tarefa, entretanto, tem sido dificultada pela limitação de recursos públicos federais para aplicação no setor. Prova disso é que a grande maioria das obras encontra-se ainda em fase de projeto ou licitação", alerta o deputado. Segundo ele, a delegação a estados e municípios poderá garantir uma gestão de "maior sucesso".

A proposta diz que o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total).

Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. nas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Futuros pilotos e comissários enfrentam treinamento de sobrevivência na selva

A escola de aviação civil Academia do Ar realizará treinamento prático dos alunos neste final de semana


Nos dias 28 e 29 de agosto, os alunos da Academia do Ar enfrentarão o mais difícil teste do curso: um treinamento de sobrevivência na selva de Itapera Grande, localizada no km 46 da Estrada Guarulhos-Nazaré. As atividades iniciarão na Air Training, uma das maiores e mais completas empresas de treinamento de emergência de cabine do Brasil. Lá, os alunos serão levados para um mock-up, uma espécie e simulador de aeronave, com as saídas, toaletes e galleys (cozinhas) preparadas para simular situações de evacuação de emergência em terra e no mar e também de combate ao fogo real dentro da aeronave em voo. A idéia é que os futuros, pilotos e comissários vivenciem uma situação de pane que, na vida real, exigiria um pouso emergencial da aeronave.

Concluídos os treinamentos no mock-up, os estudantes serão levados para a área de selva, onde simularão uma jornada de sobrevivência à espera das equipes de resgate, seguindo em mata fechada, orientando-se por bússola, até o local do acampamento definitivo. Lá, permanecerão por 24 horas com racionamento de comida e bebida e com a difícil tarefa de extrair da natureza alimento e água para complementar o estoque.

Os alunos aprovados estarão prontos para enfrentar o mercado e disputar vagas em companhias aéreas.

Mercado - A falta de pilotos é uma preocupação mundial. Um estudo recente da Boeing prevê a necessidade de formação de 448 mil novos pilotos pelos próximos 20 anos. Desses, 32 mil serão necessários só na América Latina (1.600 por ano). Em 2009, 743 novas licenças para pilotos profissionais de avião foram concedidas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). No primeiro semestre deste ano, foram 646.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Setor aéreo já enfrenta falta de piloto de helicópteros

As empresas de táxi aéreo já enfrentam dificuldade para preencher vagas de pilotos e copilotos de helicóptero.

Custo elevado de formação, dificuldades de certificação e crescimento da demanda devido ao pré-sal são alguns dos fatores que explicam o problema, diz a Abraphe (Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero).

O comandante Rodrigo Duarte, diretor da Abraphe, afirma que há um deficit de ao menos 30 comandantes para helicópteros de grande porte em rotas do petróleo.

Um dos entraves para o aumento da mão de obra no segmento é o nível de exigência definido pela OGP, a associação internacional de produtores de óleo e gás.

Brasil poderá trazer piloto estrangeiro


Projeto de reforma no setor aéreo quer abrir mercado e é criticado por sindicato; 400 brasileiros atuam no exterior. Boeing estima que serão necessários 1.600 novos pilotos por ano na América Latina nos próximos 20 anos

O projeto de lei que amplia a participação do capital estrangeiro no setor aéreo, em tramitação no Congresso, traz "embutida" a abertura do mercado de trabalho para pilotos e comissários estrangeiros.

A ideia, segundo o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), autor do projeto 6.716/2009, é "evitar um apagão de mão de obra na Copa do Mundo". O projeto prevê a contratação de tripulantes estrangeiros por um prazo de 60 meses (cinco anos). Hoje, a lei permite contratar estrangeiros por seis meses.

A falta de pilotos é uma preocupação mundial. Um estudo recente da Boeing prevê a necessidade de formação de 448 mil novos pilotos pelos próximos 20 anos. Desses, 32 mil serão necessários só na América Latina (1.600 por ano). Em 2009, 743 novas licenças para pilotos profissionais de avião foram concedidas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). No primeiro semestre deste ano, foram 646.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Bolsas para pilotos

ANAC iniciou nova seleção dos candidatos a Bolsa do Projeto de Formação de jovens Pilotos para a Aviação Civil – 2010

O projeto de bolsas de estudo é direcionado a jovens de 18 a 36 anos incompletos que pretendam concluir o curso de Piloto Privado ou de Piloto Comercial. Os candidatos já deverão ter realizado pelo menos 25% das horas previstas no curso desejado e terão de passar por um processo seletivo que contempla uma prova teórica e uma avaliação prática de proficiência em aeronave de instrução. O prazo de inscrição é até o dia 17 de setembro de 2010.

A ANAC já selecionou as entidades (aeroclubes) que participarão deste processo, de forma a garantir um elevado nível de qualidade e segurança durante todas as etapas do treinamento.

Para informações adicionais e esclarecimentos, por favor entrar em contato com a Divisão de Capacitação Profissional da Unidade Regional Porto Alegre, através do telefone (51) 3302-7800.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Governo anuncia investimento de R$ 5,6 bi em aeroportos da Copa

O governo federal anunciou que investirá R$ 5,6 bilhões nos aeroportos do Brasil, um dos aspectos que causam maior preocupação com relação à Copa do Mundo de 2014, que será realizada no país. O investimento anunciado erá dirigido aos aeroportos de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, as doze cidades-sede. A maior verba será recebida pelo aeroporto paulista de Guarulhos, no qual as obras custarão R$ 1,2 bilhão, enquanto a reforma mais barata será no terminal aéreo de Recife, que receberá apenas R$ 19,8 milhões.

No caso do Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o governo anunciou que o aeroporto internacional Tom Jobim receberá investimentos de aproximadamente R$ 687 milhões.

A previsão do governo é que todas as obras estejam concluídas entre junho de 2013 e abril de 2014, a fim de que os aeroportos estejam prontos para receber o grande número de turistas que deverão visitar o país.


Quem leva

Belo Horizonte (MG) – R$ 408,6 milhões
Brasília (MG) –R$ 748,4 milhões
Cuiabá (MT) - R$ 87,50 milhões
Curitiba (PR) - R$ 72,80 milhões
Fortaleza (CE) – R$ 279,50 milhões
Manaus (AM) – R$ 327,40 milhões
Natal (RN) - R$ 576,90 milhões
Porto Alegre (RS) – R$ 345,80 milhões
Recife (PE) - R$19,80 milhões
Rio de Janeiro (RJ) - R$ 687,30 milhões
Salvador (BA) – R$ 45,10 milhões
São Paulo (SP) - R$ 1.961,40 milhões

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Aeronautas da GOL/VRG decretam estado de greve

Em assembleia realizada na tarde de hoje na sede e subsede do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, os trabalhadores da GOL/VRG elaboraram e aprovaram uma pauta de reivindicações.

Seleção para comissários


Com vagas sobrando no setor aéreo, candidato pode encaminhar currículo para Academia do Ar


A escola de aviação civil Academia do Ar, localizada na Unidade Guarulhos-Dutra da Universidade Guarulhos (UnG), realiza pré-seleção de comissários de voo para as principais empresas aéreas do país. Os interessados em concorrer às vagas devem envia currículo vitae para o e-mail: curriculo@academiadoar.com.br

Apertem os cintos, os pilotos sumiram!

Setor aéreo pode sofrer colapso com falta de profissionais. Câmara dos Deputados quer alterar Lei para permitir contração de estrangeiros para atuar no Brasil.

Há tempos o país enfrenta dificuldades para recrutar pilotos de aviões comerciais, devido ao número reduzido de pessoas que se profissionalizam para exercer esta tarefa, apesar do país estar entre os três melhores em formação profissional na área. Com o crescimento projetado para o turismo do Brasil, que irá sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, o setor aéreo tende a entrar em colapso.

Dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) revelam que, entre 2007 e 2009, a média de licenciamento de novos pilotos comerciais de linhas aéreas foi de 373 profissionais por ano. Esse número não é suficiente para atender a demanda das companhias aéreas.